Neto de ferroviário da Mogiana, Dirceu Baldo resolveu em agosto de 82 fazer uma viagem de trem. Com uma câmera fotográfica na mão, ele  registrou a viagem no trecho Campinas - Ribeirão Preto. Estas fotos,   tornaram-se parte da história, pois o último trem de passageiros passou por lá em 1997. Eu fiz esta viagem inúmeras vezes, contudo nunca me preocupei em fotografá-la da forma como fez o Dirceu, pois não imaginava que um dia terminaria, que engano o meu.

O avô de Dirceu, foi contemporâneo do meu, contudo não sabemos se trabalharam juntos ou não. Seu nome era Sebastião Crisostomo, trabalhou na CM de 1923 a 1959, quando se aposentou como maquinista de 1ª classe, no mesmo cargo que o meu avô Antonio Galelli.

Como a grande maioria das pessoas que trabalharam no passado nas nossas ferrovias, Sebastião  tinha muito orgulho de tudo, pois era o tempo que a ferrovia tinha o respeito de todos, pois ela encurtava as distâncias, bem como transportava o progresso por onde passava.

Sebastião, nasceu em Cravinhos em 1904 e faleceu Ribeirão Preto em 1985, muito feliz por ter sido ferroviário da Mogiana. Sua esposa, tem hoje 104 anos e ainda mora em Ribeirão.

Quando o Dirceu fez a viagem, o trem PM 1 partia de Campinas às 11h00 e chegava em Ribeirão Preto às 16h44.

Dirceu Baldo, nasceu em 1955, mora em São Paulo desde 1968 e da mesma forma que eu tem muito carinho pela CM e das boas lembranças que temos de nossos avôs.

São 20 fotos, clique aqui para vê-las na seqüência


Volte para a página inicial  ou para lista de atualizações


Copyright © 2000 - Paulo Rogério Cury

Criado em: 10 de junho de 2004

Atualizado em: 10 de junho de 2004

Se você deseja fazer algum comentário ou enviar algum material

 clique aqui