A construção de todas as linhas da CM ocorreram de 1873 à 1921, a partir de 1956 teve inicio a supressão dos ramais tidos como deficitários. Aqui você encontrará as datas da concessão, inauguração, retificação ou desativação de todas linhas:

Linha tronco  (Campinas - Araguari) - bitola métrica - 780km

Concessão:

Campinas - Mogi Mirim - 19/06/1873

Mogi Mirim - Ribeirão Preto - 8/06/1880

Ribeirão Preto - Jaguara - 17/2/1883

Jaguara - Catalão - 18/10/1890

Inauguração:

Campinas - Jaguariúna - 3/05/1875

Jaguariúna - Mogi Mirim -27/08/1875

Mogi Mirim - Casa Branca - 14/01/1878

Casa Branca - Simão - 16/08/1882

São Simão - Ribeirão Preto - 23/11/1883

Ribeirão Preto - Visconde de Parnaíba - 3/10/1886

Visc. Parnaíba - Franca - 11/04/1887

Franca - Jaguara - 5/03/1888

Jaguara - Uberaba - 23/04/1889

Uberaba - Uberlândia - 21/12/1895

Uberlândia - Araguari - 15/11/1896

Obs.: Parte do trecho Ribeirão Preto - Uberaba (Pedregulho - Jaguara) foi desativado em 1970 devido a construção de barragem no Rio Grande, assim houve a renomeação em ramal de Franca e Jaguara

A desativação total do ramal de Franca ocorreu em 1980, quando as operações de carga foram suspensas. Os trens de passageiros pararam de circular em 1976.

O ramal de Jaguara (Uberaba-Jaguara) foi desativado em 1976.

Retificações da Linha Tronco

A linha tronco Campinas - Araguari teve vários trechos retificados, são eles:

Anhumas - Tanquinho - 1926

Tanquinho - Guedes - 1945

Rodolfo Paixão - Mangabeira - 1947

Lagoa Branca - Tambaú - 1951

Tambaú - Bento Quirino - 1971

Bento Quirino - Entroncamento - 1964

Sob a administração da Fepasa os seguintes trechos foram retificados/construídos:

Boa Vista - Guedes - 1974 para trens de carga e 1977 para passageiros

Guedes - Mato Seco - 1979

Entroncamento - Amoroso Costa - 1979

Ômega - Araguari - 1971

Obs.: Além destas retificações consideradas mais significativas, outras foram realizadas, contudo de menor relevância, assim não foram mencionadas.


Ramal de Igarapava (Entroncamento - Amoroso Costa) - bitola métrica - 207km

Concessão: 3/06/1896

Inauguração:

Entroncamento - Jardinópolis - 1/08/1899

Jardinópolis - Sales Oliveira - 1/07/1900

Sales Oliveira - Jussara - 25/12/1901

Jussara - São Joaquim da Barra - 15/03/1902

São Joaquim da Barra - Ituverava - 1/08/1903

Ituverava - Canindé - 1/11/1904

Canindé - Aramina - 1/03/1905

Aramina - Amoroso Costa - 3/10/1915

Desativado em: 1979 quando da entrada em operação da Variante Entroncamento - Amoroso Costa)

Obs.: Posteriormente o trecho Entroncamento - Amoroso Costa (via Igarapava) substituiu o trecho via Franca, transformando este em ramal.


RAMAIS DO TRECHO CAMPINAS - CASA BRANCA

Ramal de Amparo (Jaguariúna - Monte Alegre do Sul) - bitola métrica - 48km

Concessão: 

Jaguariúna - Amparo - 19/06/1873

Amparo - Monte Alegre - 1/03/1888

Inaguração:  

Jaguariúna - Amparo - 15/11/1875

Amparo - Monte Alegre - 2/03/1890

Desativado em: 

Amparo - Monte Alegre do Sul - 1966

Jaguariúna - Amparo - 1967

Ramal de Socorro (Monte Alegre do Sul - Socorro) - bitola métrica - 33km

Concessão:31/03/1904

Inauguração:

Monte Alegre - Visconde Soutello - 1/08/1908

Visconde Soutello - Socorro - 21/04/1909

Desativado em: 1966

Ramal de Serra Negra  (Amparo - Serra Negra) - bitola 60 cm - 41km

Concessão:

Amparo - Silveiras - 1/03/1888

Silveiras - Serra Negra - 4/02/1890

Inauguração:

Amparo - Pantaleão - 15/12/1889

Pantaleão - Brumado - 11/09/1890

Brumado - Serra Negra - 28/031892

Desativado em: 1956

Ramal de Itapira (Mogi Mirim - Sapucaí) - bitola métrica - 52km

Concessão:

Mogi Mirim - Itapira - 9/11/1880

Itapira - Eleutério - 4/04/1890

Inauguração:

Mogi Mirim - Itapira - 30/06/1882

Itapira - Eleutério - 15/10/1891

Eleutério - Sapucaí - 1/08/1898

Desativado em: 1976

Obs.: A conclusão da desativação ocorreu em 1990, quando da retirada dos trilhos.

Ramal de Pinhal (Mogi Guaçu - Espírito Santo do Pinhal) - bitola métrica - 37km

Concessão: 1/03/1888

Inauguração: 1/10/1889

Desativado em: 1961

Ramal de Caldas (Aguaí - Poços de Caldas) - bitola métrica - 76km

Concessão: 17/02/1883

Inauguração: 1/10/1886

Obs.: O trecho entre Bauxita e Poços de Caldas foi desativado, o restante do ramal ainda está em operação de carga.

Ramal de Vargem Grande (Lagoa Branca - Vargem Grande) - bitola métrica - 20km

Concessão: 18/08/1909

Inauguração: 12/06/1909

Desativado em: 1961


RAMAIS A PARTIR DE CASA BRANCA E TRECHO DA VIAÇÃO SUL MINEIRA

Ramal de Mococa (Casa Branca - Canoas) - bitola métrica - 71km

Concessão: fusão com Companhia Ramal Ferreo do Rio Pardo em 30/06/1888

Inauguração:

Casa Branca - Engenheiro Gomide - 31/07/1889

Engenheiro Gomide - Canoas - 18/03/1890

Obs.: Com a desativação de parte do ramal de Mococa (trecho Ribeiro do Valle - Canoas), o ramal de Guaxupé passou a ser de Casa Branca a Guaxupé.

Desativado em: 

Mococa - Canoas - 1961

Ribeiro do Valle - Mococa - 1966

Ramal de Guaxupé (Ribeiro do Valle - Guaxupé) - bitola métrica - 45km

Concessão:

Engenheiro Gomide - divisa do estado de Minas Gerais - 25/01/1901

Divisa do estado de São Paulo - Guaxupé - 31/12/1908

Inauguração:

Ribeiro do Valle - Itahyquara - 1/06/1903

Itahyquara - Júlio Tavares - 1/04/1904

Júlio Tavares - Guaxupé - 15/05/1904

Desativado em: 1978

Ramal Guaxupé-Passos - bitola métrica - 174km

Concessão: transferida da Cia. de Viação Sul Mineira - 16/02/1910

Inauguração:

Guaxupé - Guaranesia - 23/06/1912

Guaranesia - Catitó - 1/09/1912

Catitó - Itiguassú - 1/11/1912

Itiguassú - Monte Santo - 9/03/1913

Monte Santo - São Sebastião do Paraiso - 7/09/1914

São Sebastião do Paraíso - Pratápolis - 1/8/1919

Pratápolis - Itaú - 21/04/1921

Itaú - Passos - 11/12/1921

Desativado em: 1978

Ramal de Tuyuty (Guaxupé - Tuyuty) - bitola métrica - 75km

Concessão: transferida da Cia. de Viação Sul Mineira - 16/02/1910

Inauguração: 7/091914

Desativado em: 1966

Ramal de Biguatinga (Guaxupé - Biguatinga) - bitola métrica - 30km

Concessão: transferida da Cia. de Viação Sul Mineira - 16/02/1910

Inauguração: 3/10/1915

Desativado em: 1961


RAMAIS DO TRECHO CASA BRANCA - RIBEIRÃO PRETO

Ramal de Jatahy (São Simão - Ribeirão Preto) - bitola métrica - 121km

Concessão: 26/04/1910

Inauguração:

São Simão - Jatahy - 15/11/1910

Jatahy - Capão da Cruz - 13/06/1911

Capão da Cruz - Monteiros - 1/06/1912

Monteiros - Ribeirão Preto - 30/03/1913

Desativado em: 1961 entre São Simão e Monteiros

Ramal de Monteiros (Monteiros - Guatapará) - bitola métrica - 12km

Concessão: 12/08/1912

Inauguração: 3/05/1914

Obs.: Com a desativação de parte do ramal de Jatahy (São Simão - Monteiros), o ramal de Monteiros foi renomeado para ramal de Guatapará.

Desativado em: 1976

Ramal de Cajurú (Santos Dumont - Cajuru) - bitola métrica - 60km

Concessão: 24/11/1910

Inauguração:

Santos Dumont - Nhumirim - 18/07/1910

Nhumirim - Amália - 11/11/1911

Amália - Corredeira - 1/07/1912

Corredeira - Itaóca - 26/10/1912

Itaóca - Cajuru - 8/12/1912

Desativado em: 

Amália - Cajurú - 1966

Santos Dumont - Cajurú - 1967

Ramal de Cravinhos (Cravinhos - Serrana)- bitola 60 cm - 29km

Concessão:

Cravinhos Alvarenga - 10/05/1910

Alvarenga - Serrana - 23/01/1912

Inauguração:

Cravinhos - Alvarenga - 1/06/1910

Alvarenga - Serrana - 7/06/1910

Desativado em: 1956

Ramal de Jandaia (Bifurcação - Arantes) - bitola 60 cm - 16km

Concessão: 10/05/1910

Inauguração: 1/06/1910

Desativado em: 1956

Ramal de Sertãozinho (Ribeirão Preto - Pontal) - bitola métrica - 42km

Concessão:

Ribeirão Preto - Sertãozinho - 8/01/1897

Sertãozinho - Francisco Schimidt - 6/07/1905

F. Schimidt - Pontal - 17/01/1913

Inauguração:

Ribeirão Preto Sertãozinho - 1/08/1899

Sertãozinho - Francisco Schimidt - 25/11/1906

F. Schimidt - Pontal - 3/05/1914

Ainda em operação!

Obs.: em 1970 houve a cessão da estação de Passagem da CP para administração da Mogiana, assim o ramal de Sertãozinho passou a ser de Ribeirão Preto à Passagem

Ramal de Baldeação (Cel. Corrêa - Baldeação)

Inauguração: 1951

Desativado em: 1967

Nota: As informações apresentadas foram colhidas nos relatórios da CM e no livro UM DIA O TREM PASSOU AQUI de Ralph Mennucci Giesbrecht, que conta a história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudades que eles deixaram. Veja a página de LINKS.


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Copyright © 2000 - Paulo Rogério Cury

Criado em: 3 de maio de 2000 

Atualizado em: 10 de janeiro de 2004

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