LOCOMOTIVAS DIESEL-ELÉTRICAS

General Electric - Cooper Bessemer - Modelo 64 ton 

12 unidades - numeradas de 1 a 12 - 660 HP - Classe C+C

(Inicialmente numeradas de 2000 à 2011, até 1957 quando foram desativadas as locomotivas à vapor que possuiam a mesma numeração)

General Motors - Electro Motive Division - Modelo G.12

30 unidades - numeradas de 101 à 130 - 1310 à 1425 HP - Classe B-B

(Inicialmente numeradas de 3001 à 3030, até 1957 quando foram desativadas as locomotivas à vapor que possuiam a mesma numeração)

General Motors - Electro Motive Division - Modelo GL.8

23 unidades - numeradas de 51 à 73 - 875 à 950 HP - Classe B-B

Alco - RSD.8

10 unidades - numeradas de 21 à 30 - 900 HP - Classe C-C

LEW - DE-III

14 unidades - numeradas de 151 à 164 - 1282 HP - Classe B-B

Distribuição das locomotivas diesel-elétricas nos depósitos:

Designação GE GL.8 G.12 Alco Lew TOTAL
Campinas -.- 3 12 8 14 37
Aguaí -.- 4 -.- -.- -.- 4
Guaxupé -.- 8 -.- -.- -.- 8
Ribeirão Preto 8 8 11 2 -.- 29
Uberaba 4 -.- 7 -.- -.- 11

TOTAL

12 23 30 10 14 89

AUTOMOTRIZES

BUDD - RDC (1962)

4 unidades - numeradas como AB 1, AB 2, AS 1 e AS 2 - 218 HP - classe B-B

CM - 1001 (1937)

 


LOCOMOTIVAS À VAPOR

Até 1914, as locomotivas eram numeradas pela ordem de aquisição e depois passaram para tipo de locomotiva. Em 1938, a mudança foi menor, com a criação da série 900, destinada as Garrats, Mallets e de manobra.

O sistema adotado em 1914  e retificado em 38, dividia as locomotivas em três tipos: para trens de passageiros, de carga e manobra, descrito abaixo:

De 30 à 65 - Americano para trens de passageiros

De 100 à 368 - Ten Wheel ou Pacific para trens de passageiros

De 400 à 957 - Ten Wheel, Consolidation, Mikado, Garrat e Mallet para trens de carga.

De 980 à 987 - Manobra

Locomotivas à vapor por fabricante:

Fabricante Origem Quant.
American E.U.A. 33
Baldwin E.U.A. 81
Beyer, Peacock Inglaterra 56
Decauville França 1
H. St. Pierre Bélgica 1
Henschel Alemanha 5
Hohenzolern Alemanha 3
Mogyana Brasil 22
Sharp, Stewart Inglaterra 50

Locomotivas à vapor por tipo:

Tipo Rodas Quant.
Americano 4-4-0 23
Consolidation 2-8-0 46
Columbia 2-4-2 3
Forney 0-6-2 5
Garrat 4-6-6-4 5
Mallet 2-6-6-2 8
Mikado 2-8-2 37
Mogul 2-6-0 4
Pacific 4-6-2 16
Ten Wheel 4-6-0 102
Four Wheel 0-4-0 1
Prairie 2-6-2 2

Curiosidades sobre as locomotivas:

- A CM transformou as primeiras locomotivas do tipo Americano em Consolidation.

- As 5 Mikados Henschel foram as locomotivas à vapor mais potentes, com esforço de tração de 16.620 kg à 85% de pressão.

- As Consolidation número 664, 665666 fabricadas pela CM tinham força de tração de 11.465 kg.

- Das 252 locomotivas da CM, 12 tinham bitola de 60 cm, utilizadas nos ramais de Serra Negra e Jandaia.

- As menos potentes foram as Sharp Stewart de bitola de 60 cm, tinham somente 2.200 kg de força de tração.

- As Garrat tinham 10.770 kg de força de tração.

- As Mallets, até a chegada das Mikados Henschel (750 à 754) e Baldwin (760 à 771) eram as locomotivas mais potentes, sendo que as fabricadas pela Baldwin (950 à 953) tinham 15.380 kg de força de tração e as American (954 à 957) 15.190 kg.

- As Ten Wheel mais potentes da CM, tinham força de tração de 9.150 kg e foram fabricadas pela Baldwin (250 à 255).


Em 31/12/1970, ainda estavam nos depósitos da CM as seguintes locomotivas à vapor:

Baldwin - tipo Tenwheel: 205, 208, 209 e 210 (fabricadas em 1913)

American - Pacific: 260, 261, 264 e 267 (1924)

Beyer, Peacock - Tenwheel: 300, 301, 302, 304 e 305 (1896)

Beyer, Peacock - Tenwheel: 351, 356 e 360 (1910)

Beyer, Peacock - Tenwheel: 403, 404, 405, 410, 411, 413, 417, 418, 419 e 420 (1893)

Baldwin - Mikado: 654, 657, 662 e 663 (1911)

Baldwin - Mikado: 700 (1912)

American - Mikado: 724, 725, 729 e 733 (1924)

Baldwin - Mikado: 770 (1945)

Obs. 1: As locomotivas 260, 261, 267, 700, 724 e 770 foram adaptadas para o uso de Fuel Oil.

Obs. 2: Em 31/12/1970, 33 locomotivas a vapor estavam imobilizadas no depósitos, 2 alugadas, 1 trabalhando nos trens de lastro e manobra e 1 foi cedida a E.F. São Paulo e Minas.


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Copyright © 2000 - Paulo Rogério Cury

Criado em: 3 de maio de 2000 

Atualizado em: 23 de maio de 2004

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